2 melhores universidades da América Latina estão em São Paulo

O Estado de São Paulo conta com as duas melhores universidades da América Latina: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), primeira colocada, seguida pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o ranking de 2017 da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira (20), a Unicamp assumiu a liderança. Na segunda edição da lista, a universidade de Campinas trocou de posição om a USP, que foi a primeira colocada no ano passado.

Em entrevista para a revista THE, o reitor da Universidade Estadual de Campinas, Marcelo Knobel, disse que o resultado reflete “melhorias a longo prazo que a instituição fez em sua estratégia de pesquisa e esforços de transferência de conhecimento”.

A citação em trabalhos internacionais e a colaboração com empresas foram os diferenciais da Unicamp na atualização do ranking, segundo Phil Baty, editor do estudo da THE. Baty elogiou a tradição e o ambiente proporcionado pela USP, antes de concluir: “Elas representam tanto a diversidade quanto a excelência do setor de ensino superior no Brasil.

O estudo para elaborar o ranking avalia 13 indicadores de desempenho em cinco áreas. São elas, pela ordem de influência no resultado final: Ensino (o ambiente de aprendizado); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência nas pesquisas); Visão internacional (pessoal, alunos e pesquisa); e Renda industrial (transferência de conhecimento).

Saiba como pedir isenção ou redução de taxa de vestibular da Fuvest

O Brasil foi o país com mais instituições indicadas: 32 entre 81 universidades, sendo que 18 entre as Top 50. O segundo colocado foi o Chile, com 15 indicações entre as 50 melhores e 17 no total. Outros seis país tiveram instituições indicadas: México, Colômbia, Argentina, Equador, Venezuela e Costa Rica.

Entre as brasileiras, o Estado de São Paulo ainda teve a Universidade Estadual Paulista, a Unesp, na 12ª colocação. As três instituições administradas pelo Governo do Estado de São Paulo estão com calendários definidos para quem deseja ingressar em seus cursos superiores em 2018.

FONTE: Portal do Governo de São Paulo

 

 

 

#USP #Unicamp #Unesp #rankingdasuniversidades #Fuvest #educaçãosuperior

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s