Semana tensa na política

Esta será mais uma semana de muito barulho na política nacional. Na próxima quarta-feira, 10, por exemplo, tem a audiência do ex-presidente Lula com o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, em Curitiba.
Neste final de semana, Moro gravou um vídeo pedido que militantes não fossem à capital paranaense, temendo confrontos. Porém, não parece ser essa a disposição tanto de contras como de favoráveis a Lula. Momento, portanto, de muita tensão.
Enquanto isso, no Congresso Nacional, avançam as reformas propostas pelo governo Temer. Na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial da Reforma da Previdência se reúne para votar os destaques da proposta que ficaram pendentes da semana passada.
O adiamento aconteceu depois que o plenário onde estava reunida a comissão acabou invadido por agentes penitenciários descontentes com a não inclusão da categoria em regime especial de aposentadoria.
Certamente, a segurança da Casa deverá ser redobrada, a partir desta segunda-feira, 08, diante da possibilidade de se repetirem as manifestações, até, com o concurso de outras categorias, da mesma forma, irresignadas. Outro momento de tensão, por conseguinte.
Já, no Senado Federal, tramita a reforma trabalhista, a ser debatida em três comissões: a de Constituição e Justiça, a de Assuntos Econômicos e a de Assuntos Sociais, cada uma delas, com um relator diferente.
O debate deve seguir até junho, quando a expectativa é de que a reforma trabalhista chegue ao plenário da Casa. No Senado, menos tensão nesta semana, apesar da previsão de discursos radicalizados dos favoráveis e dos contrários à reforma trabalhista.
No geral, pelo que se vê, a semana tende a ser, mesmo, tensa, do ponto de vista político, em Brasília e em Curitiba, com intensa repercussão nas redes sociais, hoje, absolutamente divididas, refletindo a divisão política do Brasil de hoje.
Sérgio Botêlho – Política e Governança

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s